A rotatividade de pessoal ou “turnover” como é conhecida por alguns líderes, tem sido atualmente debatida com frequência dentro das empresas.

É possível evitar essa rotatividade de pessoal?

Sabemos que tanto o recrutamento quanto o desligamento de um colaborador ou equipe envolve uma enorme demanda de energia, recursos logísticos e financeiros de gestores e responsáveis.

Para não ter esse desgaste, todo cuidado em manter um funcionário o máximo de tempo possível na organização deve ser levado como prioridade por todos os envolvidos.

 E para conhecer como evitar esses esforços, entendendo a causa conseguimos traçar um caminho mais eficiente para evitar a rotatividade de pessoal!

Motivos que levam à Rotatividade de Pessoal

A responsabilidade da rotatividade, na maioria das vezes, é direcionada ao profissional, contudo, será que não há uma parcela de culpa da empresa nessa questão?

É importante lembrar que não há problema quando os colaboradores pedem demissão, seja por motivos pessoais ou razões diversas.

Porém, sabe-se que os problemas internos são os que mais causam desligamento nas instituições, por esse motivo é preciso evitar:

  •  Ambientes desorganizados
  • Baixa remuneração
  • Liderança ruim
  • Rotina
  • Desmotivação

psicologia-positiva-trabalho-coaching-salvador-instituto-improve

Existem diversos fatores que contribuem para essa alternância e, saber como trabalhar em cima deles, pode ajudar você a reter o quadro de talentos e manter sua equipe produtiva e motivada

Veja como!

 1.  Descobrir e Entender os Problemas

 Antes de pensar em soluções, é indispensável que um bom líder avalie as causas dos problemas que está enfrentando em sua empresa.

Uma das alternativas desse diagnóstico é a realização de entrevistas com os colaboradores já desligados por demissão ou iniciativa própria.

Escutar com atenção as razões e ter dados estatísticos de cada indivíduo sobre desligamento, vai mostrar o caminho correto que o seu negócio deve seguir com os novos projetos.

 2.  Oferecer Benefícios para Motivar Colaboradores

Uma ótima ideia para melhorar a percepção da equipe, com relação à empresa é oferecer cartões de benefícios como: alimentação, refeição, cultura e presentes.

Ao conceder esse tipo de vantagem, o colaborador vai perceber que a empresa está preocupada com o seu bem estar e isso, consequentemente vai gerar impactos positivos na produtividade.

3. Melhore o Ambiente da Empresa

 Lugares bagunçados, sem sinalização e com muito barulho são difíceis para qualquer funcionário atuar, concorda?

Invista no espaço que você tem, fazendo as instalações adequadas, como: áreas de lazer, estacionamento, banheiro, iluminação, mobiliário e equipamentos em bom estado de conservação.

A revitalização do local de modo a promover um ambiente de qualidade, pode ser uma maneira eficaz de aumentar o rendimento da sua equipe e reduzir a rotatividade.

Às vezes, pequenas mudanças, podem causar um efeito extraordinário, por isso é importante estar atento aos detalhes.

4. Aperfeiçoe o Processo Seletivo 

Às vezes, as empresas não têm a definição adequada do cargo ou perfil de funcionário e pode fazer escolhas erradas, gerando consequências negativas no mercado para qual são segmentadas.

Para evitar isto, no processo de seleção de um colaborador, deixe bem claro quais são as reais condições de trabalho na organização, planos de carreira e metas que precisam ser cumpridas.

roratividade-salvador-coaching-salvador-instituto-improve

5.  Realizar Pesquisa do Clima no Ambiente 

Para uma pessoa produzir bem é preciso que se sinta acolhida dentro do ambiente onde trabalha. Se ela estiver acuada e humilhada, vai buscar outras maneiras de se livrar dessa situação e consequentemente sua produtividade só tende a cair.

Procurar saber como sua equipe está se relacionando, se algo está incomodando algum colaborador é de extrema importância para manter a harmonia no local.

Pense em formas de como sustentar um ambiente leve e elabore estratégias para torná-lo ainda mais amigável e receptivo.

6. Estabelecer metas 

As pessoas necessitam cumprir metas para ter estímulo em suas tarefas diárias, correto?

Focar em nossos objetivos e manter a mente sempre ativa, com novas ideias torna nossa capacidade de alta performance ainda melhor.

Contudo, é fundamental que o propósito traçado entre colaboradores e empresa esteja alinhado, pois quando o mesmo não está gerando um significado real, os trabalhos se perdem no caminho e todos acabam se exaurindo.

7. Treinamento de Qualidade e Plano de Carreira 

Ofereça um treinamento adequado, com acompanhamento e ao longo da experiência e passe todas as informações necessárias ao colaborador, para que ele execute as tarefas corretamente.

Isso vai diminuir os erros e consequentemente vai deixá-lo mais disposto e motivado a trabalhar.Além disso, o profissional deve saber que a organização oferece um plano de carreira eficaz e com chances reais de crescimento.

Com a possibilidade de mudança de cargo e aumento no salário, ele vai se sentir motivado para produzir mais e implementar ideias inovadoras no trabalho.

roratividade-salvador-coaching-salvador-instituto-improve

 Derrube Barreiras

A falta de relações positivas dentro das instituições torna o cotidiano pesado e cinzento. 

O convívio saudável em um ambiente harmônico deixa a comunicação entre gestores e funcionários mais clara, respeitosa e aberta, deixando o caminho mais livre para uma produtividade de excelência.

Saber se relacionar com as pessoas que convivem com você é um ponto que requer muito aprendizado e treino, pois cada indivíduo tem características diferentes.

Quebrar barreiras e promover estratégias para o espaço físico da sua organização pode abrir portas no mercado e eliminar obstáculos.

Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *