Com certeza alguma vez na vida você já participou de reuniões em que achava desnecessária ou sentiu que o tempo não foi bem aproveitado. Talvez ainda você nem soubesse o que eram Reuniões Inclusivas, mas percebia que as pessoas deveriam discutir ideias, serem ouvidas e também participar das decisões.

Seus colaboradores pensam como Donos de Empresa?

Se você já sentiu incômodo com o que eu comentei acima, imagine como se sentem os seus colaboradores atualmente?

Quantas pessoas costumam estar 100% engajadas nas reuniões da sua empresa?

Hoje o cenário mudou, com a velocidade e oportunidade de informações e aprendizados, estamos rodeados de pessoas criativas, com bagagens incríveis, cheias de vontade de se sentirem parte da empresa onde trabalham.

Existem muitos talentos que podem estar sendo desperdiçados por conta de um cultura empresarial inadequada.

Gestores, Líderes, Fundadores e Administradores desejam que sua equipe sintam-se como donos da empresa e produzam cada vez mais. Mas será que eles possibilitam esse desenvolvimento?

Você está criando um ambiente propício para isso acontecer?

Se você se impactou até aqui, fique tranquilo que eu tenho a solução para gerar essa transformação.

Cultura Inclusiva começa com Reuniões Inclusivas

As reuniões são o ponto de partida, é onde é definido o gerenciamento do tempo, da agenda, resolução de conflito, tomadas de decisão.

Uma pesquisa da Harvard Business Review, nos mostrou que:

Um exame de feedback de 360 graus coletado de mais de mil mulheres executivas, deu-nos uma ideia por que algumas pessoas sentem-se excluídas das reuniões. Aprendemos que as mulheres geralmente se sentem desconfortáveis para falar e têm mais do dobro de probabilidade de serem interrompidas por diálogos em grupo – particularmente em indústrias e organizações dominadas por homens. Nossas mais recentes experiências de coaching revelam que os homens de grupos minoritários também sentem-se de forma semelhante. Se as organizações não conseguirem abordar esta questão, as mulheres e minorias continuarão na periferia e, por sua vez, sua criatividade e inovação sofrerão.

O principal problema: Não saber por onde começar!

Não é sobre apenas dar oportunidade a todos falarem. Comportamentos inclusivos em reuniões podem variar. Enquanto algumas pessoas estão dispostas a participar encontramos outras que podem estar dispersas e perder a concentração.

  • Como concentrar-se em comportamentos que fazem as pessoas se sentirem confortáveis?
  • Como demonstrar com “graciosidade” quem está no comando?
  • Qual o tom da conversa e como verificar que o ambiente acomoda a todos?
  • Como realizar a transição de uma cultura exclusiva para uma Reunião Inclusiva?
  • Quais regras devem ser seguidas em uma reunião e como lidar com interrupções?

As reuniões se transformam ao longo dos anos e neste momento importante de transições e novidades que estamos vivendo, é preciso uma atenção especial para gerar Reuniões Inclusivas.

A Metodologia LEGO incentiva o pensamento criativo como cultura empresarial, fazendo com que as peças e cenários sejam metáforas para a identidade organizacional de cada indivíduo dentro da empresa, tendo a vantagem de um objeto tridimensional moldável para representar o pensamento, uma espécie de impressão 3D do pensamento.

Reuniões Inclusivas com Engajamento e Participação de 100% dos Membros

O Lego Serious Play, metodologia LEGO utilizada pelo Instituto Improve, se baseia em algumas premissas para obter sucesso, tais como: Reuniões 80/20.

Normalmente nas reuniões 20% dos participantes estão engajados e os demais desconcentrados.

Em uma reunião LSP todos devem contar suas histórias – Storytelling. Todos criam seus modelos e contam suas histórias. Os demais participantes podem interagir, gerando insights.

O uso das mãos é o fator chave! As mãos acessam “compartimentos” de nossa memória que desconhecemos.

Metodologia LEGO: Como funciona na prática?

A ideia é que dentro de uma empresa todos possam contribuir para a discussão, decisões e resultados. Isso transforma o conhecimento individual em conhecimento coletivo, dando olhares de mercado mais completos a toda à empresa.

Quer saber mais? Preencha o formulário para conhecer como podemos levar a Metodologia para a sua empresa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *