A psicologia positiva é um campo que examina como as pessoas comuns podem se tornar mais felizes e satisfeitas. Ela estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes para construir o bem-estar de cada indivíduo.

Se você fizer uma busca rápida no Google, vai perceber que existem milhares de resultados que falam sobre este assunto, justamente por ser algo que interessa a todos: felicidade!

O estudo científico, que surgiu com Martin Seligman – pesquisador com ampla experiência na psicologia – em meados das décadas de 60 e 70, se preocupa tanto com a força quanto com a fraqueza. Isto não quer dizer que essa definição ignore os problemas reais da vida de alguém, apenas muda o foco para as soluções e eventos mais positivos. Veja:

A Teoria do Bem-estar

Dentro da psicologia positiva, temos a teoria do bem-estar, onde Seligman chamou de modelo PERMA. Nele, 5 elementos criam a base de uma vida mais leve e feliz.

  1.   Positive Emotions – Emoções Positivas;
  2.   Engaggement and Flow – Engajamento e Fluidez;
  3.   Relationships – Relacionamentos Sociais Positivos;
  4.   Meaning and Purpose – Significado e Propósito;
  5.   Accomplishment – Realização, Persistência, Metas.

psicologia-positiva-trabalho-coaching-salvador-instituto-improve

Com eles, você terá suas emoções positivas estimuladas e exploradas para novos conhecimentos. Vai entender a importância de estar engajado em algo que te motiva, o que consequentemente te fará crescer em todos os aspectos da vida.

Entenderá a necessidade de se construir bons relacionamentos em meio familiar e profissional, para gerar grandes sensações de apoio e conexão com as pessoas. Vai se questionar sobre seu propósito nessa dimensão e atribuir suas descobertas a sua espiritualidade e contribuição social.

Além disso, vai persistir com mais vontade em suas metas, gerando uma grande sensação de felicidade e um bom ciclo de vida. Veja: 

Como a Psicologia Positiva transforma a vida

Professor israelense Tal Ben-Shahar de Harvard, que usou a Psicologia Positiva em sua vida e compartilhou essa experiência com seus alunos. 

Segundo a reportagem do Portal Exame, o professor usou a Psicologia Positiva para ajudar os estudantes de graduação na busca da realização pessoal. Ele revelou que começou a estudar sobre o assunto porque se sentia infeliz, mesmo com diversas realizações pessoais e profissionais. 

A lição que aprendeu ao estudar a ciência da felicidade, fez com ele percebesse que o tempo que as pessoas passam conosco é o que mais importa. Ele ressaltou que um indivíduo deve estar inteiramente conectado com outro, para que essa sensação de existência e alegria aconteça de forma mais intensa e constante.
 

A Psicologia Positiva e suas virtudes

Através da Psicologia Positiva podemos potencializar as virtudes de uma pessoa, um grupo ou sociedade, para viverem de maneira mais saudável. Nela, a felicidade é o ponto principal e para alguns e em certos casos pode parecer uma maneira piegas e banal de busca por alegria cotidiana, contudo, o que muitos não sabem é que a ciência nada mais é do que uma forma profunda, que almeja o nível do significado da vida.

Você já parou para se questionar se é feliz de verdade?

Na Psicologia Positiva Seligman dividiu a felicidade em 3 tipos, mostrando que elas podem oferecer as condições necessárias para que as pessoas possam viver com mais plenitude, a partir de suas próprias escolhas de vida:

  •   Vida agradável: Consiste em encontrar a felicidade no mundo exterior a partir de sensações e emoções positivas ou estado de felicidade que não precisa mais de um ambiente satisfatório.

  •    Vida com Comprometimento: Consiste em encontrar a felicidade a partir de condições interiores, colocando em jogo as nossas forças pessoais, vinculando-se às nossas habilidades, crenças e sonhos.
  •     Vida com Significado: É o maior estado de felicidade, segundo Seligman. Ele envolve os níveis de pertencimento e legado ou espiritualidade. É capaz de promover a felicidade dentro e fora de nós.

 

Técnicas da Psicologia Positiva que você pode aplicar na vida

Depois de percorrer um longo caminho entre conceitos e possibilidades, chegou a hora de abordar algumas práticas de Psicologia Positiva em sua vida.

Aqui você terá algumas sugestões do que pode adotar em seu cotidiano para conseguir alcançar o tão sonhado estado de leveza e bem-estar.

  •         Escreva uma carta de gratidão para pessoas que fizeram a diferença em sua vida e não poupe palavras para expressar seus sentimentos.

  •         Seja mais confiante e olhe para dentro. Tente entender quem é você, se olhe no espelho e faça esse questionamento para refletir sobre tudo o que já realizou, suas batalhas e conquistas.
  •         Pratique o bom humor como exercício diário e contagie as pessoas ao seu redor. Se esforce e tire essa expressão desanimada do rosto e dê espaço para um belo sorriso pela manhã, para começar seu dia mais leve.

Não deixe de praticar! E observe que esta é uma excelente oportunidade para você investir em um futuro mais otimista.

 

Psicologia Positiva: Seja mais leve e viva melhor

Chegamos ao fim de mais uma jornada e a partir de agora você só tem a ganhar com essa visão mais positiva. Se desejar, leve todos esses conhecimentos mais adiante e conheça nossos cursos de inteligência emocional, análise comportamental, formação em Coaching, dentre outros.

Garanto que você ainda vai se surpreender com a quantidade e qualidade das coisas que tem que aprender sobre a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *