Quero fazer uma pergunta para você: Como está o seu controle emocional dentro do ambiente de trabalho? Você deve estar se questionando: porque querendo saber disso, não é mesmo? Para falarmos sobre Inteligência Emocional no Trabalho e como ter, preciso te fazer essa pergunta!

Vou te explicar…

Um estudo recente feito Ministério do Trabalho indicou que aumentou 20 vezes o número de pessoas que têm se afastado de suas atividades profissionais devido a problemas psicológicos.

Esse número é bastante expressivo e assustador!

Esse aumento de afastamento do trabalho devido a saúde mental dos profissionais está acontecendo por causa da velocidade em que a vida está fluindo: muitas informações ao mesmo tempo, mudanças na sociedade, exigências enormes e outros fatores parecidos que estão acabando com o psicológico das pessoas despreparadas.

pessoa-carente-salvador-coaching-inteligencia-emocional-instituto-improve-1

Perceba como as informações estão circulando com mais rapidez e não conseguimos descansar em paz e somos encontrados em qualquer lugar: instagram, facebook, whastapp ou qualquer um dos meios de comunicação.

E vamos falar a verdade: o excesso dessas informações diárias e atividades está deixando a velocidade do mundo maior.

Consequentemente, tem deixado as pessoas mais estressadas, principalmente no ambiente de trabalho.

Observe este exemplo:

Você já se perguntou como existem pessoas que só vivem plenas no trabalho, enquanto outras só vivem estressadas, se alimentam mal, reclamam de tudo e não conseguem ter um equilíbrio emocional?

Esse tipo de profissional que consegue bom desempenho no trabalho, utiliza do Autoconhecimento para controlar seu emocional e assim lidar com qualquer tipo de situação.

inteligencia-emocional-no-trabalho-1

O que você pode fazer para melhorar seu desempenho e convívio no ambiente de trabalho?

Siga o exemplo das pessoas plenas e lindas e desenvolva o seu Autoconhecimento!

Há dois pontos que devem ser levados em consideração para desenvolver o autoconhecimento e identificar o que está prejudicando a sua vida:

 

  • Inteligência Emocional no Trabalho: Perfil Comportamental

Fazer uma análise do seu perfil comportamental ou “Temperamento” já vai te ajudar bastante nesse processo.

Você já se perguntou se suas atividades estão sendo adequadas de acordo com o seu Perfil Comportamental?

Ter conhecimento disso é fundamental!

Todas as informações que você vai adquirir ao fazer uma análise do seu perfil comportamental serão necessárias para mostrar a forma como se comporta dentro da empresa, como vai reagir sob pressão e como vai aprender a se relacionar com seus colegas.

Inclusive, este é um ponto muito importante em um ambiente de trabalho: os relacionamentos interpessoais.  

Se você é o tipo de pessoa que não tem muita paciência para esperar os outros e quer tudo para ontem, a tendência é se estressar mais rápido e com frequência.

Por isso é fundamental trabalhar esse aspecto durante o processo de autoconhecimento.

inteligencia-emocional-no-trabalho-3

 

  •  Identifique seus Sabotadores

Temos diversos sabotadores em nossas vidas, alguns fortes e outros fracos, mas o pior deles é o crítico. Aquele que critica demais os outros. Falam mal de suas atitudes, os trabalhos, inclusive da aparência física.

Nessa identificação, você deve levar em consideração também que quando se critica o outro, estará automaticamente criticando a si.

Diante do que foi levantado, podemos afirmar que a cobrança é muito grande e isso só piora o seu aspecto psicológico!

Mas, calma…

 Temos uma solução!

Um estudo feito pelo instituto Gallup, revelou que apenas 20% das pessoas estão desempenhando o seu serviço de alto nível.

O que isto significa?

20% – São pessoas com habilidades e perfis bem trabalhados e direcionados ao cargo/função que exercem;

60% – São apenas indivíduos que estão “sobrevivendo” no trabalho

20% – Produzem com baixa qualidade

 Em suma, tudo está relacionado a pessoas certas em lugares certos.  Você já se questionou sobre o lugar onde trabalha? Se está se adaptando ao seu temperamento?

Se ainda não fez isso, comece agora!

Inconscientemente você deve estar fazendo algumas coisas ou praticando atividades que não fazem parte do seu verdadeiro EU. Quando identificar seu Perfil Comportamental e as pessoas sabotadoras em sua vida, vai chegar a raiz do problema e neutralizá-lo.

E mais…

Com o desenvolvimento do Autoconhecimento, qualquer pessoa que tente atrapalhar seus planos de vida não vai te influenciar. Ao contrário, toda crítica que receber, transformará em uma mudança positiva para o meio ao qual convive. 

Para se aprofundar no assunto, que tal fazer a nossa Formação em Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *