As pessoas são o que movem uma organização. Cada um está ali por um objetivo, mas como alinhar essas pessoas em torno de um mesmo objetivo?

Cada pessoa é um universo diferente.

Dentro dele há tantas histórias, tantas objeções, tantas motivações, tantos desafios e dificuldades.

E para nós, que somos gerentes, coordenadores, diretores, gestores ou líderes, sabemos que motivar uma equipe não é algo tão simples. Porém é muito bom de se ver quando temos uma equipe motivada, em harmonia, trabalhando pelo mesmo objetivo, e não só isso: uma equipe que colabora entre si e está feliz!

Desafio de muitos profissionais hoje, lidar com uma equipe desmotivada é o assunto que trazemos aqui na Improve.

Neste post você vai saber sobre:

  • Motivação e Propósito
  • O que causa Desmotivação na Equipe
  • O que fazer com uma equipe desmotivada
  • 4 Dicas para motivar uma equipe desmotivada

Sinta-se a vontade para escolher o tópico mais interessante para você, clicando nos links acima. Ou fique conosco em toda a leitura para pegar algumas sacadas e detalhes que vamos te contar com a nossa experiência!

Vamos lá!

Uma equipe é composta por diversas pessoas, cada uma com suas peculiaridades. Para analisar a desmotivação de uma equipe, precisamos também entender alguns aspectos como a desmotivação de cada um como pessoa.

Motivação e Propósito

As pessoas são movidas por propósitos.

  • Você sabia que apenas 9% das pessoas são movidas por propósito na carreira?

Aqui é onde podemos notar uma das principais causas de desmotivação em equipes. Possivelmente, em algum momento somente o retorno financeiro não lhes motiva a desempenhar as suas tarefas com eficiência.

  • O propósito na carreira é o ponto de partida de 90% das pessoas de sucesso!

A conquista de sucesso profissional é o principal desejo das pessoas. Mas o que pouca gente sabe é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes do emprego dos sonhos.

O caminho para esse sucesso tem o seu ponto de partida no propósito, ou seja, na finalidade que um profissional designa para a sua atividade de vida e trabalho.

O sucesso dos grandes líderes está baseado no sentido visionário que eles atribuem à sua atividade e é ela que dá a orientação para o empenho e determinação ao trabalho. Este motivo central inspira e explica toda a sua ação junto a sua equipe.

O que causa Desmotivação na Equipe

Vamos lá, um dos primeiros pontos, já percebemos que é a falta de um propósito na carreira. Porém existem alguns pontos a mais que causam desmotivação na equipe:

  • Caminho oposto aos sonhos

Além deste, algumas pessoas podem estar seguindo um caminho que não haviam sonhado. As vezes tinham como objetivo o retorno financeiro porém ao alcançar ou não tendo alcançado este, percebem que isso apenas não lhe é o suficiente.

  • Ideais diferentes

Podem ter entrado na organização com alguns ideais e perceber que estes não estão alinhados com o seu propósito de vida.

  • Ambiente Desagradável

Outras vezes o que causa a desmotivação na equipe pode ser o mau relacionamento em colaboradores, um ambiente rodeado por conflitos ou monótono.

  • Conflitos Internos

Algo mais abstrato ainda que pode causar desmotivação em uma pessoa, são os seus conflitos internos.

Engana-se quem pensa que a vida pessoal anda em um polo diferente da vida profissional. É preciso haver um equilíbrio nas duas áreas para que todas as atividades possam ser desempenhadas com presteza.

  • Conflito entre Colaboradores

Conflito de interesses, brigas internas e sentimentos conflitantes são pontos que devem ser evitados nas organizações, mas antes identificados para serem resolvidos.

Como você pode notar, alguns desses motivos podem estar causando desmotivação em sua equipe de trabalho.

É preciso ter um olhar além do que os olhos podem ver para identificar as possíveis causas, não somente da equipe ou do ambiente, mas dentro de cada colaborador, afinal um pode passar o seu descontentamento para o outro.

Vamos para o passo seguinte.

O que fazer com uma equipe desmotivada

A motivação dos seus liderados está diretamente relacionada aos resultados e ao desempenho de um gestor. Porém colaboradores também podem se atentar ao desempenho da sua equipe, para levar uma melhora nas relações interpessoais e se destacar como profissional.

  • Identifique as Causas da Desmotivação

Este é um bom que já estamos abordando nessa leitura.

Tenha um olhar atento para entender o que leva a desanimação dos colaboradores. Não apenas reclame, se chateei ou cause estresse com a situação. Observe e reflita.

  • Peça Feedback

Pedir feedback de uma equipe é algo relativamente simples. É uma ferramenta poderosa.

Será que você não está contribuindo para a desmotivação em sua equipe?

Seja líder ou parte da equipe – reflita sobre seus comportamentos, sua maneira de gerir e os seus comentários.

Pergunte aos seus colegas e também para a equipe que você lidera sobre algumas questões referentes a sua gestão. Estas podem ser perguntas realizadas de maneira informal, em uma reunião se você preferir.

Todos precisam evoluir e esta é uma atitude humanizada e honrada da sua parte.

  • Motive pelo Exemplo

Os bons exemplos do líder sempre são uma boa referência para os liderados. Porém, sabia que esta é uma influencia que abrange todas as pessoas, no geral?

Se queremos motivar ou apresentar bons hábitos a alguém, temos grandes chances de conquistar essa pessoa através das nossas ações, que servem como exemplo e geram uma reflexão em quem está ao nosso redor.

Como Motivar uma Equipe Desmotivada na Prática

Sabemos que a teoria apesar de ser muito útil, pode conter alguns detalhes a se passar de forma despercebida por quem acompanha.

Vamos trabalhar alguns passos para motivar a sua equipe na prática. O segredo é a prática, é o treino.

Comece agora mesmo, um passo de cada vez e acompanhe as diferenças. Recomendamos até você a anotar alguns tópicos e ir mensurando conforme vai progredindo.

1 – Identifique as Motivações de Cada Colaborador

Seja em uma conversa despretensiosa proposta por você em um momento de descanso, ou em uma reunião programada com cada pessoa da equipe – levante perguntas para identificar as motivações de cada um.

Alguns modelos de perguntas são:

  • Quais os sonhos de cada colaborador?
  • O que ele tem achado da empresa e do relacionamento entre a equipe?

2 – Elabore uma Pesquisa de Feedback

Se preferir, ao invés de trabalhar com o item 1, você pode aderir a um questionário para realizar com a sua equipe.

Ou, com base nas informações que você colheu, você pode realizar um questionário mais direcionado para resoluções do problemas. Para que cada um se sinta mais confortável, esse questionário não precisa pedir a identificação de cada um.

Algumas perguntas podem ser:

  • Como você acredita que pode ser melhorado o relacionamento entre a equipe?
  • O que você a organização poderia fazer para tornar o ambiente melhor?

3 – Valorize a sua Equipe

Você tem elogiado a sua equipe ou parabenizado os resultados que eles tem alcançado?

Esta atitude é essencial para motivar as pessoas. Ela torna o ambiente mais leve e agradável e faz com que as pessoas se sintam reconhecidas e úteis.

Preste atenção no seu vocabulário e como tem agido.

Lembra dos itens sobre identificação da motivação da sua equipe? Outra ação que pode motivá-los é chamar para uma conversa onde você pode alinhar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais de cada um.

Ajude as pessoas a enxergarem que através do trabalho delas elas podem alcançar seus objetivos pessoais ou profissionais. Como você pode ajuda-los nisso?

4 – Invista em Conhecimento de Liderança e Coaching

Alcançar bons resultados requer dedicação e treino. Se é a primeira vez que você deseja adotar uma posição diferente ou se deseja se tornar melhor em liderança e gestão de pessoas, você pode buscar conhecimentos voltados ao Coaching.

Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach, ajuda um aprendiz ou cliente a adquirir um objetivo pessoal ou profissional específico através de treinamento e orientação.

Aqui no site da Improve temos diversos materiais voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

E se você desejar se aprofundar ainda mais, pode conhecer nossas Formações em Coaching.

Vamos colocar a mão na massa!

A todo o momento estaremos aqui para ajudar com dúvidas e escutar como foi a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *